+ Cine-pitacos porteños

(fotos do making off de De quien es el portaligas?)

Bem, vamos falar de outros filmes que rolam na Mostra. Entrem no site e confiram vocês mesmos. Ainda dá tempo de assistir tudo. Os filmes exibidos na primeira semana no CCBB de Brasília voltarão na semana seguinte. E ainda teremos mostra no Rio de Janeiro. Por uma questão de ordem, portanto, continuo acompanhando a programação, mesmo que já passada.

CCBB Brasília
(08/09 a 27/09)

Dia 08/09 - 3.Feira

16:30 - El Jefe ****
18:30 - Prisioneros de una noche *****
20:30 - Rey Muerto *** + Bolívia *****

Dia 09/09 - 4.Feira

16:30 - La Cifra Impar *****
18:30 - Los Jovenes Viejos *****
20:30 - La Sonambula ****

Dia 10/09 - 5.Feira

16:30 - Mundo Grúa ****
18:30 - Pizza, Birra, Faso *****
20:30 - De quien es el portaligas? *****

Lembrando, minhas notas, sempre pessoalíssimas, variam de 1 a 5 estrelas. Nesses três dias de mostra, como vocês vêem, só tem obras-primas. Como são muitos filmes e quero falar sobre todos, desculpem-me a brevidade. Começo pelo primeiro dia.

El Jefe

É um dos primeiros (senão o primeiro) filmes da fase "Nuevo Cine" do cinema argentino, ocorrida nos anos 60. Traz já todas as características marcantes da fase, mas ainda com um leve tom ingênuo (por isso dei 4 estrelas, não 5). É a história de um jovem pertencente a uma família de aristocratas empobrecidos que se junta a uma gangue de estelionatários. Tem muita ação, desencadeada num ritmo magistral. Tem grande elenco, com os melhores atores da época, incluindo aí o Leonardo Favio em início de carreira.

Prisioneros de la Noche

Mais uma obra-prima divina de David José Kohon, que participa da mostra com outro filme, o Tres Veces Ana. Conta a história de um jovem, que trabalha como "grupí", empregado de leilão que finge interesse para elevar o preço dos artigos, durante os finais de semana, e carregador de feira nos dias úteis, e de uma dançarina profissional, ou melhor, professora de tango numa Academia. Tem mistério, amor e tragédia, uma combinação tipicamente argentina.

Rey Muerto

Um dos primeiros curta-metragem de Lucrecia Martel, a cineasta argentina famosa por El Pantano, Niña Santa e Mujer sin Cabeça (recém lançado). O filme, de 12 minutos, é um exercício de linguagem muito envolvente, e, como quase sempre ocorre na cinematografia porteña, possui uma boa trama por trás: a mulher de um traficante resolve abandoná-lo.

Bolívia

Aborda o delicado tema da imigração de forma extremamente objetiva. Boliviano vai trabalhar (ilegalmente) num bar da periferia de Buenos Aires, frequentado por taxistas. Um desses taxistas, cheio de problemas com dívidas e drogas, acaba se desentendendo com o novo funcionário. Mais uma obra prima do premiado diretor Adrián Caetano, um dos nomes porteños com mais projeção internacional.

La Cifra Impar

Inspirado numa história de Borges, o filme é outro experimento poético de Manuel Antin (o outro, também na mostra, é Circe, este baseado num conto de Cortázar e com participação do próprio no roteiro). Mas talvez a palavra experimento não seja adequada, porque é um filme bastante maduro, com grande elenco. É um filme intimista e perturbador. Deu trabalho para a turma de legenda, porque ao que parece existem várias montagens diferentes do filme e a cópia que recebemos em DVD era diferente da pelicula. Mas resolvemos tudo.

Los Jovenes Viejos

É um filme tipicamente dos anos 60. Conta a história de três jovens que conhecem três garotas. As personagens são construídas com maestria. Traz a nata dos atores da época, como Maria Vaner e Alberto Argibay, entre outros. A história é apenas aparentemente simples. Na realidade, trata-se de uma trama psicológica muito inteligente e sutil, mostrando os contrastes e dilemas de uma geração. É talvez um dos filmes mais bem realizados da história do cinema latino-americano.

La Sonambula

É uma ficção científica moderna, de 1998. É muito bem feito, indicando que os argentinos, de fato, desenvolveram know-how suficiente para ameaçar o cinemão holliwoodiano até na sua temática mais exclusiva. Aqui no Brasil, só assisti experiências escrachadas de filmes de ficção científica. Esse filme, de Fernando Spiner, além de ser bem feito, e verossímil (a qualidade mais complicada para um filme com essa temática), tem um texto muito inteligente, repleto de mensagens e subtextos.

Mundo Grúa

Obra-prima de um dos xodós internacionais do cinema argentino, Pablo Trapero. O filme conta a história de um desempregado, que arruma emprego para trabalhar numa grúa. A beleza e a dignidade do trabalhador, que inclusive pertenceu a um grupo musical relativamente famoso num passado longinquo, surpreendem e apaixonam. É um filme triste e terrivelmente belo, mais uma vez a tradicional combinação trágica da terra do tango, trilha sonora do filme. Filmado em preto-branco, o longa é de 1999.

Pizza, Birra, Faso

É o filme cujo nome inspirou a mostra. Primeiro trabalho de Adrián Caetano, o filme conta a história de jovens marginais de Buenos Aires, suas peripécias e desventuras. Tem muita ação e um ritmo alucinante.

De quien es el portaligas?

Ah, este é impagável. Dirigido pela figuraça Fito Páez, é um dos filmes mais festejados da mostra. Com certeza é o mais divertido. Estreado em 2007, o filme é a brincadeira de uma mente genial, mas, como todo filme argentino, possui uma trama bem articulada e envolvente, além de um elenco fabuloso de atrizes lindas e talentosas. O filme tem um site muito completo, um dos melhores do gênero que já vi.

Tags:

0 comentários:

Postar um comentário